Pix: O que é, como funciona e como se cadastrar no novo sistema de pagamentos criado pelo Banco Central


O Pix é um sistema de pagamentos criado pelo Banco Central que visa facilitar e agilizar transações financeiras.

Que atire a primeira pedra aquela pessoa que nunca precisou fazer um pagamento de extrema urgência, mas infelizmente não conseguiu devido as limitações de horário do DOC e TED. Pois é, com o PIX você não vai mais passar por isso!

pix o que é

LEIA TAMBÉM: Melhores máquinas de cartão de 2020

O que é o Pix?

O Pix é um novo meio de pagamento instantâneo para transações digitais criado pelo Banco Central. Basicamente é uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos. Com o Pix, as pessoas e empresas poderão fazer transações a qualquer momento e mais rapidamente, usando apenas um celular.

Como funciona o Pix?

O Pix será uma função que vai aparecer no aplicativo dos bancos, instituições financeiras e outras empresas de pagamento. Na hora de fechar uma transação – pagamento ou envio de dinheiro – basta escolher o Pix no aplicativo como forma de realizar a operação. É simples, a forma de utilizar é basicamente a mesma do DOC e TED, só que na hora de finalizar, você vai escolher o Pix. Não tem mistério!

Como cadastrar e habilitar o Pix?

Para habilitar a função Pix, primeiro será necessário criar uma chave Pix. Para isso, a pessoa deve usar os canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde tem conta aberta.


A chave não é obrigatória. Mas ela facilita e agiliza a transação. A chave substitui, com um dado só, aquele monte de informação (agência, conta, CPF, nome, instituição). Para cadastrar a chave, acesse os canais oficiais da sua instituição em que tem conta (app ou internet banking).


A chave Pix representa o endereço da sua conta no Pix. Para criar uma chave Pix, a pessoa ou empresa precisa usar uma dessas quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chave aleatória.

A chave aleatória é uma forma de receber um Pix sem precisar informar dados pessoais. Será como um “login”, ou seja, um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que identificará a conta de destino dos recursos.


Como fazer uma transação com o Pix?

O procedimento é quase o mesmo que deve ser feito para fazer um TED ou DOC. Na hora de fazer uma transação – como pagamento ou envio de dinheiro -, o Pix vai aparecer no aplicativo como uma das opções para concluir a operação, ao lado da TED ou DOC, por exemplo.

Com sua chave já criada, basta escolher a opção do Pix para realizar a transação. Empresas poderão oferecer o Pix como forma de pagamento aos seus clientes por meio de um QR Code, isso será opcional e não funcionará na função crédito. Na hora de fechar o negócio, basta escolher o Pix no seu aplicativo e capturar a imagem do QR Code gerado pela maquininha de cartão ou app.

LEIA TAMBÉM: NFC, o que é isso?

pix

Principais vantagens do Pix

As principais vantagens do Pix são:

  1. Serviço estará disponível 24 horas do dia, todos os dias, inclusive finais de semana;
  2. As transações serão concluídas em menos de 10 segundos;
  3. É gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais), ou seja, não será mais precisa pagar as taxas de DOC e TED.

O Pix tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar custos, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população. 

Não há como criticar um método de pagamento que possibilita realizar transações financeiras a qualquer hora do dia e sem custos para pessoas físicas e MEI’s. Será que o PIX vai marcar o fim dos DOCs e TEDs? Você realizou algum pagamento ou transferência via Pix?

Deixe seu comentário!

LEIA TAMBÉM: Os benefícios e vantagens do MEI (Microempreendedor Individual)

Referências:

  1. Pix: O que é e como funciona o novo sistema de pagamentos feito pelo BC. Uol. Disponível em: https://economia.uol.com.br/guia-de-economia/o-que-e-pix-tudo-sobre-o-novo-sistema-de-pagamentos.htmhttps://economia.uol.com.br/guia-de-economia/o-que-e-pix-tudo-sobre-o-novo-sistema-de-pagamentos.htm
  2. Pix. Banco Central. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos


Moderninha Pro 2

Você já viu a promoção da nova Moderninha Pro 2?

Você não paga aluguel, taxa de adesão, não precisa ter conta bancária, pode aceitar as principais bandeiras do mercado, além de vouchers como VR, Elo, entre outros, fazer recargas de celular para qualquer operadora e ainda tem 5 anos de garantia.

E aí, já decidiu se vai pagar no boleto ou cartão?


ATENÇÃO: TODAS as maquininhas citadas em nosso blog podem e devem ser adquiridas nos sites oficiais indicados. Em caso de dúvidas no que se refere a compra da máquina, fale conosco pelo WhatsApp que teremos prazer em lhe ajudar.

O que achou deste artigo?

Quero deixar um comentário!

× Quero comprar uma máquina!