Golpe do Pix [CUIDADO]


Golpe do Pix usa falso bug para convencer usuários a transferir dinheiro. Confira o artigo e veja como se prevenir deste golpe!

Como todos já sabem, o Pix é um novo meio de pagamento instantâneo para transações digitais criado pelo Banco Central. 

Basicamente é uma nova opção de transferência de valores, similar ao TED e DOC. Com o Pix, as pessoas e empresas podem fazer transações a qualquer momento e mais rapidamente, usando apenas um celular.

Se você ainda não sabe o que é o Pix, recomendo que leia este artigo: Pix: O que é, como funciona e como se cadastrar no novo sistema de pagamentos criado pelo Banco Central

Rapidamente as pessoas começaram a utilizar o Pix em larga escala, até porque o Pix é isento de tarifas para pessoas físicas, pelo menos até o momento.

O problema é que os golpistas também estão de olho na nova modalidade de transferência e não demorou muito para que novos golpes surgissem.

golpe do pix

O golpe do Pix

São falsas as mensagens compartilhadas nas redes sociais dizendo ser possível ganhar “o dobro de dinheiro”, graças a um suposto “bug” em transações com o Pix. O alerta sobre este golpe foi dado pelo banco digital Nubank.

Segundo o banco, as mensagens que começaram a ser compartilhadas em aplicativos há aproximadamente duas semanas fazem parte de um golpe. Nelas, os criminosos afirmam que, para o “bug” funcionar, é preciso enviar dinheiro para chaves específicas. Por causa do suposto “bug”, quem transferisse o dinheiro receberia o dobro do valor de volta.


A chave Pix é como se fosse o endereço de uma conta, da mesma forma que um número do RG identifica uma pessoa. Os supostos “números que funcionam” são chaves de contas dos próprios golpistas, afirma o Nubank. Ou seja, ao enviar dinheiro para essas chaves, a vítima estará mandando dinheiro para a conta bancária dos golpistas.

Como não há “bug” nenhum, ela não recebe nada de volta. Os estelionatários também fizeram vídeos que mostrariam o suposto “bug” em ação. O Nubank explicou que os vídeos, na verdade, não provam nada. Para mostrar a transferência ’em dobro’ funcionando, por exemplo, basta que os próprios golpistas realizem duas transferências — mas mostram apenas uma na hora de filmar.

O golpe usa o método da engenharia social, que é quando criminosos manipulam os sentimentos e as emoções humanas, no intuito de convencer alguém a adotar um comportamento ou tomar uma atitude que lhe convém. No caso, os golpistas usaram mensagens que são facilmente compartilháveis e vídeos que parecem dar veracidade ao fato.

Tenha atenção para não cair no golpe!

Esperamos que esta publicação sirva de alerta para todos!

Este alerta pode parecer bobeira para muitos, afinal, quem é que iria fazer uma transferência para um desconhecido? Mas é preciso lembrar que os golpistas se aproveitam do momento, das fraquezas e emoções da vítima. Não existe método milagroso para ganhar dinheiro. Desconfie sempre de práticas como essa!

LEIA TAMBÉM: Empréstimo PagSeguro: GUIA COMPLETO

Referências:

  1. Golpe usa falso “bug” no Pix para convencer usuários a transferir dinheiro. Uol Economia. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/19/golpe-pix-nubank-duplo-deposito.htm

Moderninha ProFit

Você já viu a promoção da nova Moderninha ProFit?

Você não paga aluguel, taxa de adesão, não precisa ter conta bancária, pode aceitar as principais bandeiras do mercado, além de vouchers como VR, Elo, entre outros, fazer recargas de celular para qualquer operadora e ainda tem 5 anos de garantia.

Garanta já a sua Moderninha ProFit e aumente suas vendas!


ATENÇÃO: TODAS as maquininhas citadas em nosso blog podem e devem ser adquiridas nos sites oficiais indicados. Em caso de dúvidas no que se refere a compra da máquina, fale conosco pelo WhatsApp que teremos prazer em lhe ajudar.

O que achou deste artigo?

Sem comentários ainda

Quero deixar um comentário!