Whatsapp Pay – GUIA COMPLETO


Veja o que é, e como vai funcionar o Whatsapp Pay!

O Whatsapp Pay é um sistema de pagamento criado a partir de uma parceria entre a Cielo e o Facebook. O sistema deveria ter sido lançado já no início do ano de 2020, mas o Banco Central não aprovou o serviço e solicitou mais informações para liberar o uso do sistema no Brasil.

Com a pandemia do coronavírus, as coisas esfriaram um pouco, mas tudo indica que a autorização do regulador sairá entre novembro e dezembro. Isto é o que diz Paulo Caffarelli, presidente-executivo da Cielo.

LEIA TAMBÉM: Melhores máquinas de cartão de 2020

O que é o Whatsapp Pay?

O Whatsapp Pay será um recurso de pagamento disponibilizado dentro do app do Whatsapp. Os usuários poderão enviar e receber dinheiro pelo aplicativo, além de efetuar pagamentos de produtos e serviços de empresas cadastradas no WhatsApp Business.

WhatsApp Pay 2

Para realizar transferências, pagamentos, ou enviar e receber dinheiro pela modalidade de Pagamentos do mensageiro, é necessário configurar um cartão de débito ou crédito de uma empresa parceira no Facebook Pay. Não serão cobradas taxas de transferência pelo WhatsApp ou Facebook, mas podem ocorrer tarifas de utilização entre os bancos.

Para usuários de contas pessoais, o WhatsApp mantém o limite de R$ 1 mil reais por transação. Por dia, podem ser realizadas até 20 transações, mas os valores de transferência não podem ultrapassar R$ 5 mil por mês.

O WhatsApp também não cobra tarifas pelas transferências entre contas pessoais, nem para pagamentos de compras realizadas em empresas no WhatsApp Business. Já para as empresas cadastradas no WhatsApp Business, não há limite nos valores de transações, mas o mensageiro cobra uma taxa de processamento por vendas, que é fixada em 3,99%.

Facebook Pay

O Facebook Pay é um recurso para pagamentos oferecido pelo Facebook (dona do Wathsapp desde 2014).

Para saber mais sobre o Facebook Pay, acesse: https://pay.facebook.com/br/

LEIA TAMBÉM: Máquinas de Cartão mais Baratas? Veja as 5 melhores opções de 2020

Que formas de pagamento serão aceitas?

Os pagamentos podem ser feito por cartão de crédito ou débito com bandeiras Visa ou Mastercard. Alguns bancos também aceitarão enviar e receber pagamento pelo Whatsapp, mas a lista de instituições parceiras ainda não foi disponibilizada.

Transferências entre usuários de contas pessoais só poderão ser realizadas por meio de cartões de débito. Os cartões de crédito podem ser utilizados apenas para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business, em que o Facebook Pay deve estar configurado para “Receber pagamentos por vendas”. Também não é possível realizar transferências pelo WhatsApp Web.


Como enviar dinheiro pelo WhatsApp?

Para enviar dinheiro para familiares e amigos ou pagar contas comerciais no WhatsApp, você precisa configurar o Facebook Pay no aplicativo. Em seguida, toque sobre o clipe de anexar e, em “Pagamentos”, adicione o valor referente para enviar ou pagar — se desejar, também pode inserir uma descrição para o pagamento. Para finalizar a transferência, toque sobre “Pagar” e confirme o seu PIN do Facebook Pay.

Como receber dinheiro pelo WhatsApp?

O dinheiro recebido só poderá ser aceito quando o Facebook Pay for configurado no WhatsApp, o que pode ser feito em “Configurações” > “Ajustes” > “Pagamento”. Se o Facebook Pay já estiver configurado, toque sobre “Aceitar pagamento” e o valor recebido será transferido para a conta do banco associada ao cartão de débito.

WhatsApp Pay no WhatsApp Business

Comerciantes com empresas cadastradas no WhatsApp Business também podem vender produtos e serviços através da plataforma, o que pode garantir maior praticidade nas vendas pelo app. 

Para configurar o Facebook Pay no WhatsApp Business, vá em “Configurações”, “Pagamentos”, “Serviços” e, por último “Facebook Pay”. Selecione “Receber pagamentos por vendas” e toque em “Continuar”. Depois de aceitar os termos de serviço de uso do app, crie ou conecte uma conta Cielo e insira todos os dados pedidos.

Todas as transações são realizadas pela Cielo, por isso é necessário ter uma conta cadastrada. O processo de verificação da conta bancária dura, em média, três dias, e os pagamentos realizados por clientes são transferidos da conta Cielo para a conta bancária em até dois dias úteis. Também não há limite de pagamentos para vendas realizadas pelo WhatsApp Business, mas há a cobrança de uma taxa fixa em 3,99% sobre o valor de cada transação realizada.

LEIA TAMBÉM: Pix: O que é, como funciona e como se cadastrar no novo sistema de pagamentos criado pelo Banco Central

Referências:

  1. O que é WhatsApp Pay? Veja como funciona a função de pagamentos no app. Techtudo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2020/06/o-que-e-whatsapp-pay-veja-como-funciona-a-funcao-de-pagamentos-no-app.ghtml
  2. Presidente da Cielo diz que WhatsApp Pay deve estrear mês que vem. Isto é Dinheiro. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/presidente-da-cielo-diz-que-whatsapp-pay-deve-estrear-mes-que-vem/


Moderninha Pro 2

Você já viu a promoção da nova Moderninha Pro 2?

Você não paga aluguel, taxa de adesão, não precisa ter conta bancária, pode aceitar as principais bandeiras do mercado, além de vouchers como VR, Elo, entre outros, fazer recargas de celular para qualquer operadora e ainda tem 5 anos de garantia.

E aí, já decidiu se vai pagar no boleto ou cartão?


ATENÇÃO: TODAS as maquininhas citadas em nosso blog podem e devem ser adquiridas nos sites oficiais indicados. Em caso de dúvidas no que se refere a compra da máquina, fale conosco pelo WhatsApp que teremos prazer em lhe ajudar.

O que achou deste artigo?

Quero deixar um comentário!

× Quero comprar uma máquina!