Os benefícios e vantagens do MEI (Microempreendedor Individual)


Possuir um CNPJ como MEI (Microempreendedor Individual) pode trazer certos benefícios e vantagens. Confira!

O programa MEI (Microempreendedor Individual) foi desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de acabar com a informalidade de profissionais autônomos.

Muitas pessoas não sabem, mas se tornar um MEI pode trazer certos benefícios e vantagens a nível de vida e de negócios, principalmente quando falamos de cobertura previdenciária e acesso a políticas de fomento empresariais.

Neste artigo vamos falar sobre algumas vantagens que o profissional passa a ter quando se torna um Microempreendedor Individual.

LEIA TAMBÉM: Qual a melhor máquina de cartão para MEI?

Benefícios e Vantagens do MEI

  1. O MEI paga mensalmente o mesmo imposto FIXO. Esse valor depende se a atividade dele está voltada para comércio, indústria ou prestação de serviços. Os valor totais cobrados de imposto não passam dos R$ 65,00 menais. Portanto, não há riscos de ser surpreendido com uma nota elevada de impostos.
  2. O MEI pode contratar um funcionário, tendo um preço muito mais acessível do que outros tipos de empresa.
  3. Não Precisa ter Contador. O Governo, buscando simplificar a regularização destas empresas e desonera-las, isenta os MEI de terem um contador.
  4. Quem se formaliza como MEI passa a ter direito à cobertura previdenciária do INSS (aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros benefícios previdenciários).
  5. O MEI é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e, assim, pode emitir notas fiscais, abrir conta bancária empresarial e ter acesso a linhas de crédito específicas.
  6. O MEI pode participar de licitações públicas (vender para o governo, e está dispensado de escrituração contábil e do levantamento anual do balanço patrimonial e de resultado econômico.
  7. É possível exercer atividades da empresa em um endereço residencial (sendo impossível para outras modalidades).
  8.  Facilidade na Abertura de Empresa. Você consegue abrir seu MEI até mesmo pelo celular, e tudo isso em menos de 10 minutos.

Como abrir um MEI?

Antes de abrir seu CNPJ como MEI, é importante conhecer os critérios, leis, atividades permitidas. Você pode verificar as atividades permitidas no MEI nesta página.


Para virar MEI, basta fazer um cadastro bem simples e rápido no site portaldoempreendedor.gov.br. Mas antes de se registrar como MEI, é necessário que o empresário verifique na prefeitura se a atividade que vai exercer é liberada no endereço informado, segundo a lei de zoneamento, e as demais exigências conforme o ramo de atividade.

Para isso, leia atentamente e, qualquer dúvida, consulte o Portal do Empreendedor.

LEIA TAMBÉM: Máquina de Cartão de Crédito para MEI – Microempreendedor Individual ou Autônomo

Referências:

  1. Vantagens do MEI. SEBRAE. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/am/banner/conheca-as-vantagens-de-ser-mei,d5d95f83b3cef610VgnVCM1000004c00210aRCRD
  2. MEI: 7 Vantagens e desvantagens em se tornar Microempreendedor Individual. Jornal Contábil. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/mei-7-vantagens-e-desvantagens-em-se-tornar-microempreendedor-individual

Moderninha Pro 2

Você já viu a promoção da nova Moderninha Pro 2?

Você não paga aluguel, taxa de adesão, não precisa ter conta bancária, pode aceitar as principais bandeiras do mercado, além de vouchers como VR, Elo, entre outros, fazer recargas de celular para qualquer operadora e ainda tem 5 anos de garantia.

E aí, já decidiu se vai pagar no boleto ou cartão?


ATENÇÃO: TODAS as maquininhas citadas em nosso blog podem e devem ser adquiridas nos sites oficiais indicados. Em caso de dúvidas no que se refere a compra da máquina, fale conosco pelo WhatsApp que teremos prazer em lhe ajudar.

O que achou deste artigo?

Quero deixar um comentário!

× Quero comprar uma máquina!