NFC, o que é isso?


Saiba tudo sobre a tecnologia NFC (NFC – Near Field Communication), a nova forma de fazer pagamentos!

Você já deve ter ouvido falar sobre as maquininha de cartão que aceitam pagamentos por aproximação, certo? Saiba que o nome desta tecnologia é NFC, ou se preferir, Near Field Communication.

A tecnologia NFC permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios, basicamente você precisa aproximar os 2 dispositivos para que a comunicação seja feita.

Um dispositivo equipado com um chip NFC pode funcionar como um documento de identidade ou ser usado para fazer um pagamentos. Aparelhos com a tecnologia podem ler tags NFC em um museu ou ver o preço de um produto na vitrine de uma loja, etc. As aplicações para esta tecnologia são muitas!

A tecnologia foi desenvolvida através de um consórcio global criado em 2004 e composto de companhias de hardware, software, cartões de crédito e bancos. Entre os principais membros estão: Qualcomm, LG, Nokia, Huawei, Motorola, NEC, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, Sprint, Google, Microsoft, PayPal, Visa, Mastercard, Amex e Intel.

LEIA TAMBÉM: Máquina de Cartão de Crédito para Autônomo: Veja as melhores!

O que é NFC no celular?

O NFC no celular funciona basicamente através de um aplicativo, onde você pré configura um cartão de crédito, conta bancária, etc, a partir daí você pode interagir com outros equipamentos preparados para a tecnologia, simplesmente aproximando o celular, sem a necessidade de fios.

Ainda falando sobre a tecnologia em celulares, o NFC também permite a troca de dados e arquivos entre aparelhos. Dessa forma, ao tirar uma foto de um amigo, não é mais necessário enviá-la por e-mail ou WhatsApp. Com o NFC habilitado, basta aproximar os dois aparelhos e selecionar a imagem que você deseja compartilhar.

Vale destacar que apenas os aparelhos de celular mais atuais e modernos possuem a tecnologia de fábrica. A tendência é que todos os próximos smarphones que forem sendo lançandos já venham equipados com NFC.

Veja como um pagamento é feito via NFC

Simples, rápido, prático e seguro definem a tecnologia!


LEIA TAMBÉM: Safrapay – Máquinas, Taxas, Telefone e Cartão Safra

A tecnologia aqui no Brasil

Apesar de muitas máquinas de cartão de crédito aqui no Brasil já virem equipadas para aceitar pagamentos via NFC, a tecnologia ainda não é muito utilizada. Nos Estados unidos e Japão por exemplo, a tecnologia já é usada no dia a dia das pessoas, seja para comprar bilhetes de trem, ingressos de eventos e até para pagar compras no mercado ou shopping.

pagando o trem com NFC

Vale a pena comprar uma maquininha de cartão que aceite pagamentos via NFC?

Bom, apesar da tecnologia ainda não ser muito utilizada aqui no Brasil, se manter atualizado sempre é bom! Se você pode comprar, por que não?

Se manter atualizado é sempre estar uma passo a frente!

LEIA TAMBÉM: O que é CVC ou CVV do cartão de crédito?


Moderninha Pro 2

Você já viu a promoção da nova Moderninha Pro 2?

Você não paga aluguel, taxa de adesão, não precisa ter conta bancária, pode aceitar as principais bandeiras do mercado, além de vouchers como VR, Elo, entre outros, fazer recargas de celular para qualquer operadora e ainda tem 5 anos de garantia.

E aí, já decidiu se vai pagar no boleto ou cartão?


ATENÇÃO: TODAS as maquininhas citadas em nosso blog podem e devem ser adquiridas nos sites oficiais indicados. Em caso de dúvidas no que se refere a compra da máquina, fale conosco pelo WhatsApp que teremos prazer em lhe ajudar.

O que achou deste artigo?

Sem comentários ainda

Quero deixar um comentário!

× Quero comprar uma máquina!