O que é CVC ou CVV do cartão de crédito?


O código de verificação do cartão, também chamado de CVC ou CVV serve basicamente para aumentar a segurança em compras online ou digitadas.

Se você está habituado a fazer compras online, certamente já lhe foi solicitado o CVC do seu cartão de crédito (código de verificação do cartão). Este código normalmente de três dígitos está impresso na parte de trás dos cartões Visa, MasterCard, cartões de bancos, etc, já nos cartões American Express (AMEX), o código vem na frente do cartão e é composto por quatro dígitos.

É bom deixar bem claro, para que não haja confusão, que aqui no Brasil, este código também pode ser solicitado como CVV (Valor de Verificação de Cartão).

LEIA TAMBÉM: Qual máquina de cartão tem a menor taxa?

Qual a função do CVC ou CVV do cartão?

O código de verificação do cartão serve basicamente para oferecer mais segurança ao portador do cartão na hora de realizar qualquer compra digitada, pois é improvável que alguém, além do dono do cartão, o conheça.

O código de segurança é definido na emissão do cartão, a partir de uma regra de algoritmos criptográficos, que geram os número aleatórios e que não poderá jamais ser alterado. Normalmente, esse algoritmo utiliza os próprios dados do cartão de crédito (numeração, data de validade, nome do titular, etc) para gerar o código, que pode ser composto por três ou quatro dígitos dependendo da bandeira.


LEIA TAMBÉM: Como fazer recarga de celular com a PagSeguro?

Proteja seu código CVC ou CVV assim como você protege sua senha!

É de extrema importância não divulgar a numeração deste código. Pois, assim como a senha, é fundamental que o CVC só seja de conhecimento do titular do cartão. Tanto que as operadoras dos cartões de crédito, costumam tomar algumas medidas para manter sigilo sobre esse código, como por exemplo:

  • O CVC não é salvo e nem impresso em nenhum lugar, além do próprio cartão;
  • Elas também não permitem que esse código seja divulgado nos recibos de compras;
  • Em antedimentos com a operadora do cartão, em nenhum momento é solicitado que o cliente informe este código. Da mesma forma que em hipótese alguma lhe solicitam a senha;
  • O CVC não pode ser impresso em alto relevo no plástico do cartão, e é mantido na parte traseira e na tarja, onde sua leitura a distância deve ser dificultada.

Em resumo, o código de segurança do cartão funciona como uma garantia a mais de que o cartão só será utilizado somente pelo titular. Pois, somente quem tem acesso ao cartão fisicamente, poderá obter a numeração.


Evite fraudes e possíveis dores de cabeça, cuide bem do seu cartão de crédito. Não o utilize em locais públicos e procure só realizar compras digitadas em sites com certificado de segurança.

LEIA TAMBÉM: Minizinha ou Moderninha, qual vale mais a pena comprar?

*ATENÇÃO: Os preços de venda das maquininhas podem sofrer mudanças. Caso tenha dúvidas, fale conosco pelo Whatsapp.


Moderninha Pro 2

Você já viu a promoção da nova Moderninha Pro 2?

Você não paga aluguel, taxa de adesão, não precisa ter conta bancária, pode aceitar as principais bandeiras do mercado, além de vouchers como VR, Elo, entre outros, fazer recargas de celular para qualquer operadora e ainda tem 5 anos de garantia.

E aí, já decidiu se vai pagar no boleto ou cartão?


O que achou deste artigo?
Quero deixar um comentário!

×