Serasa Cadastro Positivo – O que é e como funciona?


Serasa Cadastro Positivo – Veja como consultar seu SCORE a partir do seu CPF.

O sistema Serasa Cadastro Positivo foi criado no ano de 2011, com o propósito de gerar um banco de dados com informações de bons e maus pagadores. O histórico de pagamentos, que está vinculado a um CPF, gera uma pontuação que chamamos de SCORE, que vai de zero a mil pontos (quanto maior a pontuação, melhor!). Com esses dado, as instituições financeiras analisam o risco e podem oferecer juros mais baixos para os consumidores que pagam suas dívidas pontualmente, além de fornecer maior e melhor oportunidade de crédito.

Serasa Cadastro Positivo Score

O cadastro positivo reúne todas as informações relacionadas a pagamento de dívidas, desde as cobranças de consumo mensal, como luz, água, gás, cartão de crédito, empréstimos, crediários e financiamentos. O registro é feito a partir do CPF de cada consumidor e é atualizado automaticamente. Além disso, o cadastro considera se o consumidor realiza os pagamentos em dia e o classifica como bom ou mau pagador.

LEIA TAMBÉM: Máquina de Cartão de Crédito para MEI – Microempreendedor Individual ou Autônomo

Como fazer o cadastro positivo?

Em junho de 2011, quando a Lei n.º 12.414/2011 foi sancionada e deu origem ao Cadastro Positivo, as instituições financeiras só registravam o histórico de consumo de pessoas que autorizassem.

Mas em julho de 2019, a Lei Complementar n.º 166/19 entrou em vigor e passou a autorizar que os birôs de crédito cadastrem qualquer CPF automaticamente, sem ser necessária a autorização do cliente, ou seja, seu histórico de consumo é automaticamente atualizado por mais de 100 instituições financeiras, entre elas, os principais bancos do país.

O gerenciamento destes dados é feito por quatro birôs de crédito: Serasa, SPC Brasil, Quod e Boa Vista. Quem for cadastrado automaticamente deve ser notificado por elas em até 30 dias via e-mail, mensagem de texto ou correspondência, conforme indica a lei.

Segue os sites dos quatro birôs:


Serasa: https://www.serasaconsumidor.com.br/
Boa Vista: https://www.consumidorpositivo.com.br/
SPC Brasil: https://www.spcbrasil.org.br/
Quod: https://www.quod.com.br/

Como consultar o SCORE pelo cadastro positivo?

Particularmente, prefiro realizar a consulta pelo site do SERASA, mas ela também pode ser feita nos sites dos quatro birôs de crédito: Serasa, SPC Brasil, Quod e Boa Vista. Para isso, é necessário selecionar a opção “Score” e informar o seu CPF, nome completo, data de nascimento, telefone, e-mail e criar uma senha para login. Este procedimento só é necessário na primeira consulta.

Feito isso, basta informar o login e senha para realizar as próximas consultas.

LEIA TAMBÉM: É possível ter uma máquina de cartão com o nome sujo?

Como aumentar o SCORE no cadastro positivo?

Ter um SCORE alto pode ser bem vantajoso caso você queira comprar um bem como uma casa ou um carro, ou simplesmente precise de crédito. Além de ter uma margem melhor, as taxas de juros certamente serão menores.

Para subir sua pontuação, o consumidor deve estar com o nome limpo. Além disso, é preciso pagar as contas em dia, incluindo as cobranças de energia, água, telefone, Internet, etc. Uma dica é colocar estes tipos de cobrança em débito automático para que não ocorra atrasos.

Para observar a mudança na pontuação do SCORE, o consumidor deve manter as boas práticas de pagamento.

Como cancelar o cadastro positivo Serasa, SPC Brasil, Quod ou Boa Vista?

Você pode fazer o cancelamento de maneira rápida através dos sites, ir até uma agência ou ligar para a central de relacionamento de uma dos birôs de crédito. O cancelamento quando é feito em uma das gestoras também remove os dados do cliente das outras três empresas.


É isso pessoal. Qualquer dúvida é só comentar lá embaixo que responderemos assim que possível.

Grande abraço a todos!

*ATENÇÃO: Os preços de venda das maquininhas podem sofrer mudanças. Caso tenha dúvidas, fale conosco pelo Whatsapp.


Moderninha Pro 2

Você já viu a promoção da nova Moderninha Pro 2?

Você não paga aluguel, taxa de adesão, não precisa ter conta bancária, pode aceitar as principais bandeiras do mercado, além de vouchers como VR, Elo, entre outros, fazer recargas de celular para qualquer operadora e ainda tem 5 anos de garantia.

E aí, já decidiu se vai pagar no boleto ou cartão?


O que achou deste artigo?
Quero deixar um comentário!

×