Score de Crédito: O que é e como aumentar o seu!


Uma boa pontuação no Score de Crédito pode facilitar e melhorar as ofertas de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Confira o artigo e veja como aumentar o seu!

O Score de Crédito, também conhecido como pontuação de crédito do consumidor, é uma ferramenta utilizada por varejistas e instituições financeiras com o objetivo de verificar se uma determinada pessoas pode ser considerada como “boa pagadora”.

Ele é basicamente um índice que é calculado por birôs de crédito, como o SPC e Serasa, com base nas informações presentes no cadastro positivo, criado em 2011 e regulamentado no ano passado.

O cadastro positivo reúne um histórico financeiros sobre pessoas físicas e jurídicas. A ideia é que, com mais informações sobre cada consumidor, as instituições financeiras e empresas de varejo possam adequar suas ofertas de crédito individualmente. Isso significa que um banco poderia oferecer taxas de juros menores àqueles que têm o costume de pagar todas as suas contas em dia, justamente por existir um risco menor de inadimplência.

LEIA TAMBÉM: Serasa Cadastro Positivo – O que é e como funciona?

Como saber a pontuação do Score de Crédito?

Os birôs de crédito são os responsáveis pelo cálculo da pontuação do Score de Crédito. São eles: Boa Vista, Quod, Serasa Consumidor e SPC Brasil.

Nosso preferido para consulta é o SERASA, mas você pode consultar seu score em qualquer um deles através do site ou aplicativo. Não há um sistema que unifique todos os scores, portanto, é necessário verificar sua pontuação em cada um dos birôs, pois a pontuação entre eles deve ser um pouco diferente.

Quem pode ver o Score?

Todos os consumidores devem ter acesso às suas pontuações, de forma gratuita, em todos os birôs de crédito, segundo o Banco Central. As informações também ficam disponíveis para empresas que assinam os serviços ofertados pelos birôs de crédito.

Como o Score é calculado?

Sua pontuação pode variar de 0 a mil pontos. Quanto a maior pontuação melhor e menor o risco para empresas que oferecem o crédito.


score de crédito aumentar pontuação

Neste cálculo, não entram informações sobre a renda, saldo bancário atual ou detalhes de despesas e limites com o cartão de crédito.

Como aumentar a pontuação do Score?

Para aumentar sua pontuação no Score de Crédito você precisa basicamente se tornar um bom pagador e pagar sua contas em dia, sem atrasos. Um dica é colocar suas principais contas em débito automático. A principal dica é realmente não esquecer de pagar sua contas em dia!

Ter contas como água, luz, telefone fixo e gás no seu nome ajudam muito a melhorar a pontuação, pois elas estão atreladas a um endereço, isso aumenta a confiança das instituições financeiras, pois fica mais fácil entrar em contato em casos de inadimplência.

Outro ponto importante é manter seus dados cadastrais atualizados nos birôs de crédito.

Se o consumidor mudar de nome porque casou, mudar de endereço ou telefone, deve informar a alteração”, diz Joyce, do Serasa.

É importante também saber que sua pontuação só vai aumentar se houver regularidade positiva em relação ao pagamentos das contas. A melhora não vai acontecer de um mês para o outro. O prazo mínimo para se notar mudanças gira em torno de três a seis meses.


É isso pessoal, espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só deixar aquele comentário no final da página.

Grande abraço!

LEIA TAMBÉM: É possível ter uma máquina de cartão com o nome sujo?

*ATENÇÃO: Os preços de venda das maquininhas podem sofrer mudanças. Caso tenha dúvidas, fale conosco pelo Whatsapp.


Moderninha Pro 2

Você já viu a promoção da nova Moderninha Pro 2?

Você não paga aluguel, taxa de adesão, não precisa ter conta bancária, pode aceitar as principais bandeiras do mercado, além de vouchers como VR, Elo, entre outros, fazer recargas de celular para qualquer operadora e ainda tem 5 anos de garantia.

E aí, já decidiu se vai pagar no boleto ou cartão?


O que achou deste artigo?
Quero deixar um comentário!

×