Entenda o que o significa o Erro r51 nas maquininhas de cartão e como resolver este problema.

Ninguém quer passar por infortúnios na hora de efetuar o pagamento por cartão, mas isso pode acontecer. Razões? Falta de limite, cartão bloqueado, cartão já vencido e cancelado, problemas no cadastro com a operadora, etc. O erro r51 da PagSeguro é um deles.

Na verdade, é importante dizer que esse erro não é exclusivo da marca e pode acontecer independente de qual maquininha o lojista utilizar. Mesmo assim, decidimos criar este artigo porque as dúvidas são muito frequentes, principalmente dos usuários das maquininhas da PagSeguro.

LEIA TAMBÉM: A importância de se ter uma maquininha de cartão

Afinal, o que é o erro r51 da PagSeguro?

Quando este erro aparece, significa que a instituição financeira não aprovou a compra. Portanto, não é problema com a maquininha, com o cadastro da loja no PagBank e nem com a internet.

É importante começar definindo dessa forma para o lojista não se preocupar quanto à eficiência da maquininha. Veja os motivos mais comuns que causam o erro r51:

  • Falta de limite — às vezes o cliente fez uma compra da qual não se recorda e acha que o cartão tem limite o suficiente;
  • Transação suspeita — a financeira conhece o perfil dos seus clientes. Então, se um deles quer passar um valor muito alto no cartão, diferentemente do que costuma fazer, eles não aprovam;
  • Cartão vencido ou bloqueado — normalmente o cliente recebe um novo cartão quando o seu está perto de vencer. Mas, se não acontecer, é preciso solicitá-lo. O problema é que o cartão antigo deixa de funcionar mesmo assim.

Ou então, o cartão está bloqueado por outro motivo;


  • Acordo pendente — muitos fazem negociação para quitar dívidas com cartão de crédito. Porém, nem todos os acordos liberam o limite de volta imediatamente, apenas conforme as parcelas são pagas.

Outros códigos de erro que podem aparecer nas transações

Já que estamos falando de erros que aparecem nas maquininhas, vamos aproveitar para mostrar os mais comuns. Assim, você fica mais preparado a respeito de como proceder caso esse problema aconteça no seu estabelecimento.

  • Código 06: erro genérico. Basta tentar novamente;
  • Código 14: a maquininha não aceita esse cartão;
  • Código 21: problema na maquininha. Reinicie-a para tentar resolver;
  • Código 12: operação errada. Por exemplo: você selecionou a opção “crédito” sendo que o cartão é só de débito;
  • Código 05: banco emissor do cartão recusou a compra por um motivo desconhecido;
  • Código 43: o cartão é roubado — a vítima já denunciou e, por isso, a financeira bloqueou o cartão.

Como faço para resolver o erro r51?

Por ser um impedimento causado pela administradora do cartão, o lojista nada pode fazer. O titular do cartão é quem precisa entrar em contato com a central de atendimento e descobrir o que a fez tomar essa atitude.

Normalmente, trata-se de um bloqueio de segurança. Quando for efetuar uma compra mais alta, recomendamos ligar para a central alguns dias antes. Informando com antecedência, as chances de um bloqueio diminuem.

Vários outros erros podem aparecer na maquininha. Por isso, separamos um tópico com os principais. Porém, se você ainda tiver dúvida sobre esses erros, deixe seu comentário no final desta página que responderemos o mais rápido possível.

LEIA TAMBÉM: Saldo Bloqueado PagSeguro? Entenda os possíveis motivos!


Moderninha Pro

Aquira agora sua Moderninha Pro com um SUPER DESCONTO!

Você não paga aluguel, taxa de adesão, não precisa ter conta bancária, pode aceitar as principais bandeiras do mercado, além de vouchers como VR, Elo, entre outros, fazer recargas de celular para qualquer operadora e ainda tem 5 anos de garantia.

Garanta já a sua Moderninha Pro e aumente suas vendas!


ATENÇÃO: TODAS as maquininhas citadas em nosso blog podem e devem ser adquiridas nos sites oficiais indicados. Em caso de dúvidas no que se refere a compra da máquina, fale conosco pelo WhatsApp que teremos prazer em lhe ajudar.

O que achou deste artigo?

Quero deixar um comentário!