Conta digital para menor de 18 anos? Veja como e onde abrir a sua!


Os Bancos Digitais possuem condições mais simples e menos burocráticas para a abertura de conta para menores de 18 anos.

A educação financeira é importante em todas as fases da vida, mas se for estimulada na infância e na adolescência, é melhor ainda. Expor um menor de idade a pequenos episódios de gerenciamento de dinheiro permite que ele cresça habituado a esse ecossistema. Abrir uma conta digital para menor de 18 anos é uma boa iniciativa.

Bancos tradicionais “carregam um ar de seriedade” que não é nada convidativo para crianças e adolescentes. Esse é o primeiro problema para quem quer ensinar os filhos a cuidar bem do dinheiro. Então, uma conta digital surge como opção adequada para inserir a responsabilidade financeira nos dependentes.

Benefícios de ter uma conta digital na juventude

É difícil aprender a administrar o dinheiro na prática, com a pressão de não poder errar para não adquirir dívidas. Muitos passam a dar mesada aos filhos como uma tentativa de prepará-los para a vida adulta, que consiste em fazer as coisas certas para ganhar dinheiro… E só então adquirir algo desejado.

Quando uma criança entende que fazer o dever de casa e arrumar o quarto são atividades que garantem a mesada, ela cresce consciente de como o sistema funciona. Ter uma conta digital nessa época, com a devida supervisão dos responsáveis, concretiza o conceito de atitude e recompensa.

Além disso, a facilidade em cuidar da conta, por ser digital, e menos burocracia são ideais para crianças e adolescentes.

LEIA TAMBÉM: PagBank, a conta digital grátis da PagSeguro

Opções de conta digital para menor de 18 anos

Veja algumas opções confiáveis para abrir uma conta digital:

NextJoy

Elaborada pelo Banco Next, essa é uma das mais divertidas para crianças, que podem personalizar o aplicativo com personagens da Disney. Além disso, o Next disponibiliza trilhas de conhecimento e vídeos para ajudar na conscientização financeira do menor.

A pessoa responsável, também cliente Next, pode programar mesadas e acompanhar tudo pelo próprio aplicativo “adulto”, ao qual já está habituado.

O restante é como uma conta digital comum: saques, transferências entre pai e filho e cartão de débito com o nome do menor. Para abrir a conta, basta seguir o passo-a-passo do aplicativo Next com RG e CPF da criança ou adolescente em mãos.

Inter Kids

Exclusivo para crianças, pois o Inter “normal” já é liberado para adolescentes acima de 16 anos, o Inter Kids é menos atrativo visualmente. Porém, o motivo é que o seu uso não é destinado ao menor, e sim ao responsável. Essa conta permite acesso à PAI, que é a plataforma de investimentos do banco.


Portanto, o responsável coloca o dinheiro nessa conta para guardar ou investir, pensando na maioridade do filho. Mesmo assim, o Inter Kids fornece um cartão de débito e saques gratuitos.

PicPay

Não se trata de uma conta kids ou teen, como as duas anteriores que mencionamos. O PicPay permite que qualquer pessoa acima de 16 anos tenha acesso a uma conta principal, desde que tenha um CPF regular junto à Receita Federal e uma linha de celular ativa.

Porém, assim como o Banco Inter, o PicPay não libera crédito por questões regulamentares: no Brasil, somente pessoas acima dos 18 anos podem ter cartão de crédito.

LEIA TAMBÉM: PicPay – Sistema de Pagamento

Blu by BS2

O Blu, do Banco BS2, é um programa diferente que gira em torno de incentivar a poupança e a educação financeira em adolescentes. Uma das primeiras distinções está na cobrança de mensalidade, reforçando a ideia de ser um programa/serviço ao invés de, simplesmente, uma conta digital.

As mensalidades são de R$7,45 por dependente se o responsável for cliente BS2. Caso contrário, o valor sobe para R$14,90 por mês para cada adolescente no plano. Existe um plano gratuito, mas não dá direito a alguns dos principais diferenciais do Blu, como:

  • Educação financeira gamificada;
  • Cartão pré-pago Mastercard aceito em lojas físicas, online, games e aplicativos;
  • Desafios customizáveis pelo responsável que não precisam ser sobre finanças. A cada desafio cumprido, o menor ganha uma medalha. Então, o responsável oferece suas próprias recompensas e, assim, incentiva hábitos desejados.

Conta digital para menor de 18 anos requer autorização?

Sim, e a solicitação de abertura deve ser feita pelo responsável. Não tem burocracia, afinal, isso é algo que os bancos digitais não possuem por essência. Em todos os casos, é só apresentar os documentos tanto do menor como de seu responsável conforme o aplicativo solicitar.

E então, gostou do que leu até aqui? Se ficou alguma dúvida, é só comentar aqui no final desta página que a gente responde!

LEIA TAMBÉM: Sumup Bank, a conta digital da Sumup!


Moderninha Pro

Aquira agora sua Moderninha Pro com um SUPER DESCONTO!

Você não paga aluguel, taxa de adesão, não precisa ter conta bancária, pode aceitar as principais bandeiras do mercado, além de vouchers como VR, Elo, entre outros, fazer recargas de celular para qualquer operadora e ainda tem 5 anos de garantia.

Garanta já a sua Moderninha Pro e aumente suas vendas!


ATENÇÃO: TODAS as maquininhas citadas em nosso blog podem e devem ser adquiridas nos sites oficiais indicados. Em caso de dúvidas no que se refere a compra da máquina, fale conosco pelo WhatsApp que teremos prazer em lhe ajudar.

O que achou deste artigo?

Sem comentários ainda

Quero deixar um comentário!