Banco digital: qual o melhor e como escolher?


Qual o melhor banco digital? Confira o artigo e saiba como fazer uma escolha segura!

A tecnologia está evoluindo a passos largos e existem facilidades disponíveis no mercado que nos ajudam em vários aspectos. Um deles é o financeiro. Conforme navegamos pela internet e avaliamos as opções, podemos ficar na dúvida sobre o melhor banco digital para fazermos nossas transações com praticidade e segurança.

Neste artigo, você vai saber como escolher um banco digital, abordando, inclusive, o receio que algumas pessoas têm em confiar o dinheiro a eles. Os bancos digitais são totalmente seguros e você vai entender por quê.

LEIA TAMBÉM: Conta digital para menor de 18 anos? Veja como e onde abrir a sua!

Como funcionam os serviços de um banco digital

Cada banco possui um público-alvo e podemos identificar isso através dos serviços oferecidos. Falaremos melhor sobre essa questão daqui a pouco e você vai saber o que considerar ao escolher o melhor banco digital para suas necessidades. Por enquanto, é importante que você saiba que os principais serviços são cobertos pelo FGC.

O FGC é o Fundo Garantidor de Créditos, uma associação civil e sem fins lucrativos que protege investidores e correntistas caso o banco quebre.

Funciona da seguinte maneira: todas as instituições financeiras que oferecem serviços de investimentos e contas correntes são obrigadas a contribuir com o Fundo. Essa contribuição é de 0,0125% das aplicações garantidas. Se o banco falir, o cliente recebe até R$250 mil.

Todos os principais bancos digitais do Brasil oferecem garantia FGC aos seus clientes, então pode ficar tranquilo que o seu dinheiro estará bem guardado. Se quiser saber todos os serviços cobertos pelo Fundo, bem como condições de ressarcimento, dá uma olhada no site oficial da associação.

Banco digital x banco tradicional

Por terem pouca ou nenhuma agência física, os bancos digitais sofrem certa resistência por parte de usuários mais tradicionais e receosos. E não é para menos, afinal, a primeira impressão é que a empresa pode desaparecer a qualquer momento. Mas, já mencionamos no item anterior que se isso acontecer o usuário não fica no prejuízo.


Sendo assim, os bancos tradicionais são uma excelente opção para quem busca — além de segurança e confiabilidade — agilidade e entrega sem burocracia. O case mais conhecido é o do Nubank, que não utiliza bots nem desgastantes interações no SAC/chat online.

Quando falamos sobre “entrega sem burocracia”, também nos referimos à praticidade na utilização dos serviços e na contratação deles. Em poucos minutos, uma pessoa pode abrir sua conta em um banco digital e usufruir dos diversos recursos imediatamente.

Por fim, a ausência de taxas de manutenção talvez seja o carro-chefe dos bancos digitais. A gratuidade se aplica tanto a operações bancárias (saques, transferências, TEDs, etc.) quanto a anuidades de cartões de crédito. Porém, não são todos os bancos que trabalham dessa maneira, preferindo disponibilizar outras ferramentas em troca de um compromisso mensal.

Como escolher

Antes de bater o martelo e optar por uma instituição só porque “sentiu firmeza”, convém fazer uma autoanálise. Sim, o melhor banco digital para algumas pessoas pode ser terrível para outras.

Por exemplo: o dinheiro guardado no Banco Inter não rende. Porém, sua plataforma de investimentos é uma das mais completas do mercado. Para quem investe, é um banco excelente, mas as pessoas que não têm esse intuito já não dizem o mesmo.

O C6 Bank tem um cartão de crédito que, a cada dólar gasto, gera pontos para você trocar na loja C6 Store… Mas você costuma comprar em dólar? Seus gastos superam os R$ 8 mil mensais para que a mensalidade seja abatida?

Sua escolha depende do que você busca em uma conta digital.

Qual o melhor banco digital para abrir conta?

É aquele que não vai pesar no seu bolso e atende suas expectativas. Como dissemos, alguns cobram taxa de manutenção, então você deve olhar detalhadamente o que está incluso no pacote. De repente, mesmo com a cobrança da mensalidade, é uma opção melhor do que outra instituição que disponibiliza tudo gratuitamente.

Ficou alguma dúvida? Utilize o campo dos comentários no final desta página para fazer uma pergunta ou contribuir com alguma informação. Sua opinião é mais do que bem vinda!

LEIA TAMBÉM: Código de todos os bancos: veja a lista completa


Moderninha Pro

Aquira agora sua Moderninha Pro com um SUPER DESCONTO!

Você não paga aluguel, taxa de adesão, não precisa ter conta bancária, pode aceitar as principais bandeiras do mercado, além de vouchers como VR, Elo, entre outros, fazer recargas de celular para qualquer operadora e ainda tem 5 anos de garantia.

Garanta já a sua Moderninha Pro e aumente suas vendas!


ATENÇÃO: TODAS as maquininhas citadas em nosso blog podem e devem ser adquiridas nos sites oficiais indicados. Em caso de dúvidas no que se refere a compra da máquina, fale conosco pelo WhatsApp que teremos prazer em lhe ajudar.

O que achou deste artigo?

Quero deixar um comentário!