5 dicas para planejamento financeiro pós-quarentena


Confira algumas dicas financeiras e estratégicas para micro, pequenas e médias empresas para minimizar os impactos da pandemia em seus negócios.

É pessoal, se já não era fácil empreender no Brasil, agora as coisas ficaram ainda mais difíceis. Essa pandemia do coronavírus na qual estamos vivendo chegou sem avisar e parece não ter hora certa para acabar.

Segundo o Cepal, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, a economia brasileira pode despencar para alarmantes 5,2% este ano. O que micro, pequenas e médias empresas podem fazer para minimizar alguns impactos no recesso?

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para aumentar suas vendas

Separamos abaixo algumas dicas financeiras e estratégicas que certamente vão lhe ajudar neste momento de crise. Confira!

5 dicas para planejamento financeiro e estratégico durante a pandemia do novo Coronavírus

Coloque tudo no papel.

Um dos erros mais comuns que micro e pequenos empreendedores cometem é de não colocar as os gastos no papel. Segundo o Sebrae-SP, mais de 6.8 milhões de novas micro e pequenas empresas foram abertas no Brasil entre 2006 e 2016. 67% delas foram à falência em menos de 5 anos. Organização e controle são a alma do negócio!

Muito da falta de planejamento é notado quando não há uma relação dos gastos, dos recebimentos, das contas a pagar e falta de controle sobre preço dos fornecedores e parceiros, por exemplo.

Então nossa dica é: Coloque tudo no papel e tenha uma visão melhor do que precisa ser feito. A visão clara ajudará a tomar decisões melhores.

5 dicas para planejamento financeiro

Negocie o que pode ser negociado.


Agora que você já tem tudo anotado, é hora de negociar! Não existe um momento melhor para isso do que agora. Não amanhã, mas hoje. Dívidas a gente pode sempre negociar caso a coisa aperte pra valer, porque todo mundo está no mesmo barco da crise. 

Você pode, por exemplo, negociar com o dono do imóvel a redução do valor do aluguel, porque para ele pode ser melhor do que ficar sem o inquilino e sem um dinheiro que todos os meses cai em sua conta. Esse é o tipo de ação que ajuda bastante ambas as partes.

LEIA TAMBÉM: Maquininha de cartão com chip, qual a melhor?

Mantenha o espírito empreendedor.

Não desanime nunca! A grande diferença entre pessoas que empreendem e as que levam a vida atuando em outras empresas, muitas vezes, é a capacidade de se antecipar aos fatos e desenvolver olhares para o futuro.

Pesquise o mercado, adquira novas habilidades e crie parcerias que possam te levar para o próximo passo, não esquecendo jamais do motivo que fez você sair da zona de conforto e se tornar um empreendedor. 

Atualize seu negócio, sua mente e suas decisões!

Você agora tem tempo para pensar e atualizar seu negócio. Esteja atento a novas tecnologias e estratégias de venda. Utilize a internet e o que há de mais moderno para lhe ajudar a vender cada vez mais! O mercado está altamente concorrido e não há espaço para empreendedores que vivem no passado.

A internet é uma ferramente gratuita e que pode te ajudar muito no que se refere a redução de custos!

Não fique parado. É hora de agir!

Agora que você leu as dicas cima, é hora de agir! Para ver mudanças é preciso fazer coisas que antes você não fazia. Inicie seu planejamento o mais rápido possível para que os resultados sejam percebidos o quanto antes.

De nada adiante ler dicas, estudar novas estratégias, fazer novas parcerias, se você não colocar tudo isso em prática!

Não deixe para amanhã!

LEIA TAMBÉM: Veja como fazer recarga de celular com a Moderninha Pro

*ATENÇÃO: Os preços de venda das maquininhas podem sofrer mudanças. Caso tenha dúvidas, fale conosco pelo Whatsapp.


Moderninha Pro 2

Você já viu a promoção da nova Moderninha Pro 2?

Você não paga aluguel, taxa de adesão, não precisa ter conta bancária, pode aceitar as principais bandeiras do mercado, além de vouchers como VR, Elo, entre outros, fazer recargas de celular para qualquer operadora e ainda tem 5 anos de garantia.

E aí, já decidiu se vai pagar no boleto ou cartão?


O que achou deste artigo?
Quero deixar um comentário!

×